SIGA-NOS! INDIQUE BOLETIM CONTATO
 


Arquivo

       Por seu pioneirismo como centro de estudos históricos na então província, o IAHGP recebeu uma grande quantidade de documentos oriundos de várias instituições públicas, como por exemplo, as Atas da Câmara do Recife e os ofícios da Presidência da Província. Ainda no século XIX, recebeu os fundos documentais da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (WIC) copiados por José Hyginio Duarte Pereira na missão de resgate documental financiada pela Assembleia Provincial. Trata-se do mais importante fundo arquivístico sobre o Brasil Holandês. Já no século XX, Mário Melo e Orlando Cavalcanti, entre outros, enriqueceram ainda mais a coleção de documentos históricos com a aquisição na Europa de papéis de interesse para Pernambuco.
       O fundo Mário Melo é composto por uma série de documentos (cerca de 1.200) que vão do século XVI ao XX, sobre aspectos administrativos, políticos e culturais da história de Pernambuco. O fundo Orlando Cavalcanti contém cerca de 160 caixas de documentos judiciais e cartorários e ainda cerca de 60 caixas com cartas, notas e cópias de documentos com informações de interesse para o estudo da genealogia. No final do século XX, o IAHGP recebeu a guarda de mais de cem mil processos oriundos do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Esse material inclui processos criminais, de falência e inventários que cobrem uma cronologia que vai de meados do século XVIII a meados do século XX.
       O fundo judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco contém um número ainda não totalmente quantificado de documentos. Até o momento, foram identificados e relacionados 8.500 inventários (séculos XVIII ao XX), 6.700 processos criminais (séculos XIX e XX), 1.700 processos de falências (séculos XIX e XX) e 7.300 processos do Tribunal da Relação (século XIX e XX). Estimamos que existam cerca de 60 mil processos ainda não relacionados. Uma parte dos processos de inventário tem sido acondicionada e disponibilizada com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).


 
 

IAHGP - Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife - PE - CEP.: 50060-080
Fone: (81) 3222-4952 / e-mail: contato@institutoarqueologico.com.br
Horário de visitação: Segunda à sexta-feira, das 13h às 17h / Sábado, das 8h às 12h

Desenvolvido e hospedado por: ANDES COMUNICAÇÃO!